Pular para o conteúdo principal

15. Transformar Lágrimas em Rosas


“O verão sem você é frio como o inverno.
O inverno sem você é mais frio ainda”
(Lemony Snicket)

A igreja era grande, e estava cheia.
Violeta abaixou o capuz, imaginando se seu cabelo estaria totalmente arruinado. Chovia um pouco, e ela e Lena se entreolharam antes de entrar e ocupar um dos últimos bancos.
- Não deveríamos estar aqui. – Sussurra Violeta, nervosa.
- Por que? – Pergunta Lena, tentando parecer despreocupada. – Ninguém sabe que somos praticantes de bruxaria.
Violeta engoliu em seco, e se levantou quando todos se levantaram e o padre começou a missa.
Ele era um homem bem velho, mas sua voz era firme e ressoava pelas paredes de mármore até o teto de abóboda.
Violeta não prestava muita atenção às palavras dele, levantando e se sentando novamente de forma automática quando as pessoas ao redor dela o faziam.
Lena corria os olhos atentos pela igreja, e apertou a mão de Violeta.
A garota levantou a cabeça e se forçou a prestar atenção nas palavras do sacerdote, que lia uma passagem da Bíblia.
- Deuteronômio 18:9-13, diz: "Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.”
As garotas trocaram um breve olhar. Normalmente ririam daquele discurso, mas não agora.  Estavam pálidas e não ousavam encarar nenhum outro rosto, como se fossem criminosas.
A atmosfera séria da igreja era quase sufocante.
- Nesses tempos difíceis – continua o padre. – As saídas fáceis são as maiores tentações que podem recair sobre os católicos. Como seres humanos imperfeitos e sujeitos aos erros, é importante sempre reforçar nossa fé e pedir ao Nosso Senhor que não nos permita seguir por caminhos poucos virtuosos ou condenáveis. É o caso das práticas de feitiçaria e mediunidade. Não se deixem levar por essas enganações pouco honrosas. Se encontrarem com pessoas envolvidas com tais práticas, tragam-nas à igreja. Sempre haverá chance para o arrependimento.
Violeta sentiu um estremecimento de raiva.
Arrependimento! Quem aquelas pessoas achavam que eram para condená-la, para se sentirem donos da razão e da verdade?
Ela olhou para Lena e percebeu que a amiga cruzara os braços e estava mordendo o lábio, como se estivesse se contendo para não jogar uma praga em todos os presentes.
Ana Rosa a havia ensinado a usar as energias da natureza para conquistar seus objetivos, e que o universo era um ciclo infinito de dar e receber. Como é que compartilhar energias positivas poderia ser algo ruim?
Ouvir os sussurros do vento e da terra eram ensinamentos mais sábios e antigos do que qualquer religião. Bem como os deuses para quais algumas bruxas oravam e faziam rituais, que eram tão velhos quanto a própria humanidade.
Mas Violeta sentiu um bolo na garganta. Era o seu próprio orgulho e as vezes em que usara a magia com propósitos egoístas, segundo Ana Rosa.
Não importava o que qualquer religioso diria, mas suas atitudes provavelmente não seriam motivo de aplausos entre as bruxas ancestrais.
Não vou pensar nisso agora, nesse lugar, ou vou desabar. Decidiu Violeta, enquanto o padre encerrava a cerimônia e as pessoas elevavam cânticos que ela desconhecia.
Pareceu que uma eternidade se passou até que a missa terminou e metade das pessoas começaram a se dispersar, e uma mulher foi até o microfone e convidou aos mais jovens para ficarem e escutarem a banda Fallen Angel se apresentar (e ela torceu o nariz ao pronunciar o nome).
Violeta sentiu o coração disparar ao ver Fernando se levantar de um dos bancos mais próximos ao altar.
Ela queria ir embora antes que ele a visse, mas Lena não deixaria.
Eles não demoraram muito para organizar o equipamento e começar a tocar.
Para a surpresa de Violeta, ela reconheceu a música. Era Whispers In The Dark, da banda Skillet. Era rock cristão, mas era rock.

“Despite the lies that you're making
Your love is mine for the taking
My love is
Just waiting
To turn your tears to roses”

(Apesar das mentiras que você está fazendo
Seu amor é meu para ser conquistado
Meu amor está 
Apenas esperando
Para transformar suas lágrimas em rosas)

Era outro rapaz, o vocalista, quem cantava.
Fernando parecia muito concentrado ao dedilhar a guitarra. Mas Violeta nunca o tinha visto tão descontraído, e vez ou outra ele sorria enquanto tocava.
Mas, em outros momentos, os olhos dele percorriam a multidão.

“No
You'll never be alone
When darkness comes
I'll light the night with stars
Hear my whispers in the dark”

(Não 
Você nunca estará só
Quando a escuridão vier
Eu iluminarei a noite com estrelas
Ouça meus sussurros na escuridão)

De repente, os olhos dos dois se encontraram.
A surpresa foi visível na expressão de Fernando, depois foi substituída pela incredulidade. Violeta se encolheu, baixando os olhos e desejando ter o poder de simplesmente desaparecer.  
Ele deveria estar pensando que era muito atrevimento dela aparecer ali, depois de todas as ameaças e insultos. Ela era uma intrusa.
Violeta se obrigou a erguer a cabeça.
Não poderia dar o braço a torcer de novo.
Ele não a olhou de novo enquanto tocava, e ela sentiu um aperto no peito.
Eu sou tão ridícula...
Ela o cobiçava. Apesar de todas as desavenças e de tentar simplesmente desprezá-lo, ela ainda o queria. Ele já havia atormentado o seus pensamentos por tempo demais para que ela simplesmente desistisse.
Mais cedo do que Violeta esperava, a banda parou de tocar.
As pessoas começaram a se aglomerar em volta de uma mesa com refrigerante e petiscos.
Mas Violeta viu quando Fernando passou reto por elas, saindo da igreja, sozinho, sem lhe dirigir um único olhar que fosse.
- É a sua chance. – Lena a cutucou. – Vá atrás dele.
- Eu não posso... – Violeta fechou os olhos.
Mas Lena começou a empurrá-la para fora do banco.
- Eu assisti uma missa inteira por você. Agora vá até lá e dê um ponto final nessa história. Eu vou comer aquelas bolachas de graça que eles estão servindo.
- São biscoitos. – Resmunga Violeta, saindo para o pátio escuro da igreja.
A chuva tinha engrossado um pouco, e estava esfriando, mas ela não colocou o capuz. As pessoas que saiam seguiam em grupos, indo direto para o grande portão de saída, além de alguns carros estacionados.
Violeta olhou em volta, sem ver sinal algum de Fernando.
Ia voltar pra dentro, puxar Lena e dar o fora dali, já arrependida de ter vindo, quando o viu.
Ele estava parado, encostado em uma coluna de pedra da arquitetura antiga da igreja, mãos no bolso, um pé apoiado na parede, ou outro no chão.
E a observava, claro.
Violeta engoliu em seco, perdendo toda a coragem e sentindo os joelhos tremerem. Queria correr até Lena e arrastá-la para casa.
Mas a vaidade era maior.
Erguendo a cabeça e alinhando as costas, ela começou a caminhar ao redor do prédio da igreja, seguindo ao lado do jardim de rosas vermelhas e brancas, como se não quisesse nada.
Ia se virar para voltar, com a franja já muito úmida grudada na testa, mas deu de cara com Fernando. Ele a havia seguido, muito silenciosamente, e agora os dois estavam sozinhos, fora da visão das pessoas que saiam apressadas da igreja, tentando escapar da chuva.
- Ah, oi. – Disse ela, tentando conter o susto. – Curti a apresentação. Skillet é legal.
Ela tentou sorrir e se sentiu uma idiota.
- O que está fazendo aqui? – Confrontou ele.
Violeta poderia ter o controle no colégio ou em qualquer outro lugar, mas não ali. Ali era a igreja dele, sua segunda casa. Atrás das paredes grossas de pedra estavam seus amigos e familiares.
- Nunca tinha te visto aqui antes. – Continuou.
Violeta balançou a cabeça, embaraçada.
- Eu não costumo frequentar igrejas.
- Sei.
Silêncio. Desconfortante.
Violeta estava quase dando de ombros e caindo fora. Devia ter perdido completamente o juízo por ter dado ouvidos à Lena.
- Eu vou embora. – Disse, passando por ele.
Fernando não se mexeu, mas ela parou, os pés grudados no chão. Se voltou, começando a ficar irritada.
- Por que você me odeia? – Perguntou, trincando os dentes.
Fernando a encarou, surpreso.
- Eu não odeio você.
- Odeia sim. – Acusou ela. – É por isso que fica me encarando. Para que eu pense que você tem algum interesse em mim, mas na verdade você se diverte às minhas custas.
- Eu...
- E isso é muito cruel. – Continua ela, cerrando os punhos. – Porque eu sou apenas uma garota que nunca teria chance de ter a atenção de pessoas como você.
- Achei que você fosse uma bruxa que poderia foder com a minha vida pra sempre. – Revida ele, sem conseguir conter o sarcasmo na voz.
Violeta estremeceu.
- Eu nunca fiz nada pra você.
Ele se aproximou, muito sério.
- Quer saber? Eu não acredito.
Fernando a puxou pelo braço, e Violeta engoliu em seco.
- Para onde está me levando?
Mas ele apenas a havia puxado para mais perto da parede, onde as telhas os protegia da chuva.
- Quando eu tentei me aproximar, você ameaçou me fazer em pedaços. Quando eu perguntei se a nossa atração estranha e platônica era real, você negou. Quando eu te chamei pra sair, você recusou. E agora vem me acusar de ser cruel? Acha que sou eu quem odeia você?
Ele parecia estar com tanta raiva que Violeta não ousava mais encará-lo.
Fernando suspirou, passando a mão pelo cabelo molhado.
Percebeu que a respiração dela estava acelerada, e quando viu uma gota transparente escorrer pela bochecha dela, se perguntou se Violeta estava chorando ou se era apenas a chuva que escorria do cabelo dela.
- E eu acho que você tenha feito coisas pra mim, sim. – Acrescentou ele. – Mas eu não me importo.
Violeta se virou, ficando de costas para ele.
A chuva continuava caindo e ela se encolheu de frio.
Sentiu a mão dele no braço dela e estremeceu.
- Você está tremendo. – Sussurrou ele, mais próximo do que ela esperava.
Ela se virou, devagar.
- Eu só queria que você me deixasse em paz. – Disse ela.
Fernando franziu a testa, com ar grave.
- Tudo bem. Me diga se ainda é o que você quer, e eu te deixo em paz. Uma palavra sua e nunca mais vou incomodá-la. É isso que você quer, Violeta?
Ela fechou os olhos.
Os sentimentos conflitantes eram mais fortes do que o orgulho.
- Não.
Ela não abriu os olhos, e sentiu os lábios dele tocarem os dela. Seu coração, que já estava acelerado, disparou mais ainda.
Fernando mal conseguiu conter a ansiedade.
Esperava qualquer coisa, até mesmo um tapa. Mas ela apenas ergueu a cabeça, e ele começou a beijá-la com mais intensidade.
Ele segurou o rosto dela entre as mãos. Estava beijando-a e mal conseguia acreditar.
Violeta o abraçou, as mãos dela deslizando pelas as costas dele, surpresa que ele fosse tão quente, quando ela sempre o imaginara frio como o inverno.

***

Lucas sentiu o coração explodir em fagulhas quando viu Violeta beijando aquele cara.
Escondido pela sombra de uma árvore, se arrependeu de ter seguido Violeta e Lena até ali.
Era melhor a ignorância do que aquela tortura, aquela dor e ódio por saber.
Secou as lágrimas antes de sair pisando duro.
Ela já o havia esquecido, assim como ele fingia fazer em relação a ela.

***

Lena e Violeta entraram em casa silenciosamente, as duas um tanto absortas nos próprios pensamentos.
Tiraram os sapatos e as jaquetas molhadas na varanda.
Lena havia felicitado Violeta pelas coisas terem dado certo, mas estava longe de parecer animada. Parecia pálida e preocupada, e Violeta achou que ela poderia estar ficando gripada.
-Vá tomar um banho quente. – Sugeriu para a amiga. – Vou fazer um chá pra gente.
- Deixei alecrim fresco em uma cesta no porão. – Diz Lena. – Pode usar.
Violeta assentiu enquanto atravessavam a sala escura, silenciosa.
Nada de Ana Rosa.
Lena subiu para o banheiro, Violeta desceu para o porão.

***

- Idiota! – Lucas chutou a própria mochila, que estava no caminho. – Trouxa!
Ele vociferava, feroz, jogando seus poucos pertences do outro lado do quarto.
Tudo estava dando errado.
Violeta estava com outro, os dias na escola estavam cada vez piores, e o monstro... O monstro o deixava terrivelmente mal humorado.
A cada transformação, Lucas sentia que estava perdendo. Perdendo ele mesmo, seu lado humano, para a criatura cruel e sanguinária que ele parecia estar destinado a se tornar.
Já não era o mesmo.
Sua aparência era maltratada, pálida, sombria, e, toda vez que olhava alguém nos olhos, sentia a pessoa estremecer, como se apenas os olhos escuros e doentes já causassem pavor.
- Por que não me consome, monstro? Por que não me leva de uma vez, não acaba comigo?
Entrou no cômodo escuro e cavernoso, com correntes e algemas de prata, onde aconteciam suas transformações.
Todas, menos a primeira de cada lua, quando ele corria desembestado pela floresta, atrás de uma trilha de animais mortos...
Tinha vontade de se acorrentar como um animal, e ficar lá o tempo todo, até tudo acabar.
Olhou em volta, querendo explodir.
Ergueu o pulso para socar a parede sem reboco, mas seu murro acertou o vazio.
Surpreso, esticou os braços na frente do corpo, dando dois passos pra frente, mas nada de encontrar a parede.
Que estranho...
Ele ia avançando, devagar, na completa escuridão do cômodo, e não encontrava paredes. Além disso, o chão pareceu se inclinar, como uma descida, durante alguns passos, e depois ficou plano novamente.
Foi então que ele entendeu.
Não era um cômodo.
Era um túnel.
Um túnel por baixo da terra.
Tinha apenas uma vaga ideia de onde ele poderia dar.
Quando suas mãos finalmente encontraram algo, não foi uma parede, e sim tábuas de madeira um pouco apodrecidas, que não pareciam muito difíceis de remover.

***

Violeta, com os ramos de alecrim contados e separados, estava pronta para subir para a cozinha quando escutou um barulho que a assustou.
Vinha de trás da estante de livros de Ana Rosa.
Antes que ela pudesse correr escada acima e chamar alguém, a estante caiu para frente, levantando poeira e fazendo um barulho alto e surdo.
Ela gritou, tossindo e recuando.
Atrás da estante, havia um buraco na parede, como uma passagem secreta de filmes de aventura.
E ali, diante dela, estava Lucas.
Os dois se entreolharam, perplexos.
- Que diabos! – Exclamou Violeta, perplexa. - O que está fazendo aqui? E que passagem é essa?
Ele deu de ombros, chateado e irritado com a hostilidade dela.
- Acabei de descobri-la. Estou tão surpreso quanto você. Parece que é um túnel subterrâneo que liga a casa até o meu quarto.
Violeta deu outra tossida, imaginando se aquilo era coisa de Ana Rosa ou se nem a mulher sabia.
- Isso é muito estranho.
- É. – Concordou Lucas, encarando-a.
- Bom, eu vou subir. Quer alguma coisa? Já jantou?
- Já.
- Acho que Ana Rosa não está. Você quer falar com ela?
- Não, não quero.
Silêncio.
Violeta começou a se sentir desconfortável. Por que ele não ia embora? Nunca falava com ela, de qualquer forma.
- Vou subir. – Repetiu. – Boa noite.
Com a nuca formigando, começou a subir as escadas.
Lucas deu um pigarro.
Normalmente, não se atreveria, mas estava tão mal humorado.
- Soube que você já está pegando outra cara.
Ela se voltou, chocada.
- O que?
- Acho que você me ouviu muito bem.
Violeta o encarou.
- Lucas, acho que quem eu pego ou deixo de pegar é problema meu. Assim como eu não me meto nos seus lances, você não deveria...
Ele ri, interrompendo-a.
- Violeta, pare de falar como se fosse a pegadora do pedaço. Quando eu te conheci, você nunca tinha beijado ninguém.
Ela cruza os braços, furiosa com a afronta dele.
- E daí? Lucas, você foi o primeiro a me beijar. Mas a fila anda. Nós paramos de sair há tempos. Desde então você me evita, nem fala comigo. Por que está tão interessado em saber da minha vida agora?
Ele deu de ombros, sério.
- Eu só queria saber se ficar comigo não foi só uma estratégia pra chamar a atenção daquele mauricinho.
Violeta semicerrou os olhos, indignada.
- Como? Por favor, deixe de ser ridículo. Qual o seu problema, Lucas?
Ele se aproximou da escada.
- Você é o meu problema, Violeta. Eu quero você de volta.
Ela riu, seca, sem se importar se estava sendo cruel.
- Você nunca vai me ter de volta, pelo simples fato de que eu nunca pertenci a você. Mais alguma pergunta?
Ele a encarou.
- Como você conseguiu me esquecer tão facilmente?
Violeta o olhou, incrédula.
- Eu? Lucas, se você não se lembra, foi você quem disse que não queria nada sério e se afastou, do nada. E, depois, nem falou mais comigo. Nem aqui, nem na escola. E eu fiz caso? Não. E agora, além de bisbilhotar e me espionar, quer tirar alguma satisfação do que eu faço ou deixo de fazer?
- Eu amo você, Violeta.
A declaração súbita e desprovida de malícia a desarmou.
- Como é?
- Eu te amo. Eu quero ficar com você, mas aconteceram coisas... Que me obrigaram a me afastar.
- Sei. – Diz ela, voltando a postura sarcástica. – Coisas como festas e garotas que deixam seus lábios inchados.
- Se você soubesse...
- A única coisa que eu sei é que você agiu como um babaca e não sabe o que quer. Tenha uma boa noite.
Ela lhe deu as costas, e Lucas subiu os três degraus que os separavam em um passo só, agarrando-a pelo braço.
- Você é uma idiota, sabia? Uma completa idiota!
- Me solta! – Gritou Violeta, assustada. As unhas dele se cravaram na pele dela, e doía.
- Não vou deixar que me esqueça. – Vociferou ele, como uma ameaça. - Não vou deixar que fique com ele!
Ele a sacudia tanto, que Violeta não conseguia falar, nem se soltar.
Lucas estava fora de si. O medo na expressão dela só o irritava.
Quando, de repente, uma dor alucinante o atravessou, como um choque que trava todos os músculos, e Lucas caiu no chão.
- Nunca mais toque em mim, seu animal. – Cuspiu Violeta. – É melhor arrumar as suas coisas. Vou falar com Ana Rosa e logo você estará na rua, seu cuzão.

***

- Não vai comer? – Edgar Bragança perguntou, do outro lado da mesa na sala de jantar.
Era mais para quebrar o silêncio habitual, do que, de fato, uma preocupação com a falta de apetite do filho.
Fernando balançou a cabeça.
- Não estou com fome.
O pai limpou a boca com um guardanapo, em um gesto mecânico.
- Tudo bem. Tire a mesa e lave os pratos. E não vá dormir muito tarde.
Edgar se ergueu e caminhou direto para o quarto e, Fernando, imóvel, escutou a porta de fechar.
Se levantou, devagar, e colocou a louça na pia.
Olhou para o céu, através da escuridão da noite, se lembrando da sensação terna e excitante de Violeta entre os seus braços.
Fernando fechou os olhos, ainda sentindo na ponta do nariz o cheiro dela.
Quando a vira pelas primeiras vezes, não entendia a hipnose que ela lhe causava. A vontade de se aproximar dela era tão grande... E então ele descobrira o que, de fato, Violeta era.
E toda a magia desmoronou.
O medo de estar sendo enganado, caindo numa armadilha de uma bruxa cruel... Mas, por fim, a doçura dela vencera. Ele queria se deixar enfeitiçar e se perder nos encantos de cada gesto ou palavra dela.
E, agora, Fernando tinha certeza de que, aconteça o que acontecer, ele deveria proteger a ela e seus segredos.
Mesmo que fosse contra tudo o que o haviam ensinado.
Mesmo que, anos atrás, houvessem sido bruxas como ela as responsáveis pela morte da sua mãe.

CONTINUA

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

11. Ela não é uma Dama

“Finalmente caiu em si. E foi em queda livre.” (Clarice Freire) Na manhã seguinte, Violeta e Lena saíram juntas para ir ao colégio, como sempre. Mas, como nunca, havia dois garotos parados em frente ao portão. O coração de Violeta ficou alerta ao ver Lucas: o uniforme do Colégio, que sempre lhe parecera tão formal e sério, nele tinha um aspecto descolado e moderno. Talvez fosse a forma como ele estava amarrotado. Ele e Jaime haviam trocado comprimentos, um pouco constrangidos, e esperavam em silêncio pelas meninas. - Seu amor está esperando por você. – Provoca Lena. - Ao menos o “meu amor” não parece um cachorrinho, como o seu Jaime. – Devolve Violeta. - Não. – Concorda Lena, cheia de malícia. - O seu é mais como um lobo selvagem. Lena deu o braço para Jaime e apressou o passo, caminhando na frente para que Violeta e Lucas pudessem conversar com mais privacidade. Lucas a beijou no rosto e pegou a mão dela. - Vamos? - Vamos. Os dois começaram a d

17. Amor Amarrado

“Venha a mim, e fique preso Pelos poderes da Rainha das Encruzilhadas” (Simpatia para amarração de amor) A chuva estava muito forte lá fora, e os sons da tormenta chegavam até o porão. Ana Rosa desceu as escadas, levando apenas uma vela roxa no castiçal. Ela vestia sua capa ritualística preta e estava apreensiva. Poucas coisas eram capazes de assustar Ana Rosa Arabella, mas ela nunca havia tentado aquele ritual sozinha. Se concentrou ao traçar o círculo, cantando rezas quase tão antigas quanto a humanidade. Se sentou fora dele, derramando vinho e tabaco em seu interior. A velha bruxa iria apreciar a oferenda. Não demorou muito e a vela foi apagada por um sopro de vento anormal. Ana Rosa sentiu os pelinhos da nuca se eriçarem quando a visão luminosa da bruxa idosa apareceu, sentada em uma cadeira de balanço e costurando. - Meus velhos ossos doem nessas noites de tempestade. – Gemeu o espírito da bruxa. - Eu lhe trouxe vinho e tabaco, vovó. – Disse Ana Rosa, a

14. Sozinha

“Solidão. Após a queima de fogos, Uma estrela cadente.” (Shiki) O silêncio foi absoluto por alguns segundos. Lena deu uma leve tossida. - Vou ao banheiro. – Murmurou, se afastando. Violeta olhou para as próprias mãos, escondendo as unhas com esmalte descascando com as mangas da jaqueta. Por dentro, Fernando estava trêmulo, mas decidiu continuar firme por fora. - É mesmo verdade? – Insistiu ele. – Você também pensa em mim? – Ela continuou em silêncio. - Não vai me responder? – Perguntou, sentindo o rosto quente. Violeta hesitou, mas por fim o encarou, com os olhos enormes. - O que quer que eu diga? Eu só sei que você fica me encarando com muita insistência desde o ano passado... Se eu não estiver enganada. - Não está enganada. Silêncio novamente. Violeta perdeu a paciência. - Então por que mentiu? – Perguntou, abraçando os próprios braços. – Por que fica me encarando? Fernando demorou um pouco para responder, engolindo em seco. - É complicado... V