Pular para o conteúdo principal

5. Eu quero estar onde os garotos estão

“O critério
‘atitudes estranhas’
não dá
para condenar pessoas
criaturas
com entranhas.”
(Paulo Leminski)

- Que diabos foi isso? – Perguntou Violeta, ao ouvir o estrondo vindo do andar de cima.
- Fiquem aí – disse Ana Rosa, mais ou menos adivinhando do que se tratava e subindo a escada do porão de três em três degraus. – Não quebrem o círculo, ainda não terminamos! Me esperem exatamente aonde estão.
Lena e Violeta deram de ombros. Sempre aconteciam coisas estranhas na Pensão, e não era nada saudável desobedecer Ana Rosa nessas ocasiões.
- Nós já terminamos o ritual. – Diz Lena, mordendo o lábio inferior. – Podemos fechar o círculo, se quisermos.
- É verdade – concordou Violeta. – Ela já nos ensinou isso.
Mas nenhuma das duas se mexeu.

***

- Sr. Cardoso – dizia Ana Rosa, com voz doce, tentando acalmar o velho. – Está tudo bem. Lucas é nosso hóspede. Ele vai ficar no quarto dos fundos, e não vai incomodar ninguém.
O velhinho ficou encabulado.
- Ah! Devia ter me contado, Arabella. Eu quase morri do coração ao vê-lo aqui.
- E eu quase morri às bengaladas – resmungou Lucas, levantando-se do chão.
- Você está bem, rapaz? – Perguntou o Sr. Cardoso, voltando a ser um velhinho inofensivo.
- Só estou um pouco dolorido, obrigado. – Revida Lucas, seco.
Ana Rosa o cutuca, zangada.
- Ora... Mereceu ter ficado dolorido, Lucas Matarazzo! Quem te autorizou a entrar aqui?
- Eu tive fome. – Resmungou ele. – Não deu pra segurar.
Ana Rosa revirou os olhos e abriu a geladeira, estendendo um saquinho de carne moída crua.
- Tome.
Lucas pegou a carne, sem entender.
- Alimentação específica. – Respondeu a mulher, cruzando os braços. – Vai te ajudar, pode confiar. Ah, e antes que eu me esqueça, amanhã você vai ao colégio. Já resolvi tudo.
Lucas a olhou, sem reação.
- Colégio? Mesmo? No que a senhora acha que isso vai me ajudar?
- Vai te ajudar a não ser um ignorante. E a se distrair um pouco, ou vai enlouquecer. E me enlouquecer também. Não concorda, Sr. Cardoso?
- Ah, sim... Claro! – Exclamou o velhinho, ajeitando os óculos redondos sobre o nariz. - Crianças precisam ir à escola.
- Agora vai. Pro seu quarto, rapaz. – Diz Ana Rosa, virando-se para voltar ao porão e pondo um ponto final na questão.
Lucas revirou os olhos e obedeceu a contra gosto, chutando pedrinhas no quintal pelo caminho.
Cheirou o pacote de carne crua, e para seu desgosto e alívio, o cheiro lhe pareceu absurdamente apetitoso.

***

No dia seguinte, Fernando chegou ao colégio em cima da hora.
Estava se sentindo cansado.
Além de ter ido dormir tarde, havia tido sonhos a noite toda. E a maioria deles contava com a presença de Violeta.
Havia ajeitado o cabelo com gel da melhor forma possível, mas haviam olheiras sob os olhos verdes naquela manhã.
Parou no bebedouro para tomar um gole de água gelada, percebendo que alguém se aproximava.
- Fernando?
Ele levantou a cabeça para olhar, recebendo um punhado de água na cara. Era mais uma da série de brincadeirinhas-sem-graça-e-irritantes-de-Briana-Brigantia.
- Ah, oi. – Diz ele, secando o rosto com a manga blusa.
Briana sorriu.
- Bom dia, querido. – Disse, cumprimentando-o com um beijo no rosto, como de costume. - Novidades?
Fernando deu de ombros.
- Nenhuma. Por quê?
- Como foi o ensaio com a banda ontem? – Pergunta Briana, enquanto os dois começam a caminhar pelo corredor.
- Foi... Bom. – Diz Fernando, com a mente distante.
- Como é mesmo o nome da banda?
- Fallen Angels. – Respondeu, automaticamente.
Ela sorriu.
– Meio estranho pra uma banda que toca na igreja, não é?
- Foi o vocalista que escolheu. Eu só toco guitarra.
- Eu sei. – Diz Briana, com um sorriso de canto e dando uma piscadela. – Todo mundo sabe.
Fernando deu de ombros, abrindo caminho entre os outros estudantes até a sala de aula.
Ele era popular, sabia disso. E não se importava.
Não fazia diferença se grande parte da escola o conhecesse, quando ele não conhecia quase ninguém.
Quase esbarrou em um garoto estranho, cabelo emo, meio perdido, uniforme amarrotado.
Olhou para o garoto de cima a baixo antes de seguir para a sala de aula.
Que visual mais sinistro... Deve ser um idiota.

***

- Sabe, Lena – dizia Violeta, chupando um pirulito de framboesa enquanto as duas desciam as escadas que levavam para o pátio, na hora do intervalo. – Acho que vou convidar o Fernando para tomar um café comigo. Hoje.
Lena abre um sorriso, tirando o pirulito de maçã verde da boca.
- Resolveu atacar com artilharia pesada, é? Cuidado para não matá-lo do coração.
- Não vai ser um encontro. Eu só quero deixar bem claro que se ele não parar de ficar olhando fixamente pra mim toda vez que me vê, eu vou denunciá-lo pra direção da escola por assédio.
- Garota, mandou bem. – Diz Lena, fazendo sinal possitivo. – Mas e se ele pedir desculpas e disser que gosta de você, mas não tinha coragem de se declarar?
- Daí eu faço uma serenata pra ele.
Violeta começa a cantar:

I wanna fight how the boys fight
I wanna love how the boys love
I wanna be where the boys are…

(Eu quero estar onde os garotos estão 
Eu quero brigar como os garotos brigam
 Eu quero amar como os garotos amam 
Eu quero estar onde os garotos estão...)

Lena ia rir da cara de Violeta, mas outro detalhe chamou a atenção dela.
Um garoto esquisito passou pelas duas.
- Aquele garoto é aluno novo, não é? – Sussurrou. – Com o cabelo compridinho?
Violeta olhou para onde Lena olhava, e por uma infelicidade do destino, o garoto olhou para ela no mesmo momento.
Ela rapidamente desviou o olhar.
- Violeta, ele fixou os olhos em você. – Diz Lena. – Comprou uma poção pega-homem na loja da cigana, ou o que?
- Que bobagem. – Diz Violeta, séria. – Cadê o Jaime?
- Na cantina. Pediu pra gente encontrar ele lá.
- Ah, Lena... O Jaime vai me pagar um chá gelado, não vai? Por favor... Se não pedir a ele, eu peço!
- Ele não deveria te pagar nada – brinca Lena. – Mas parece que meu namorado gosta de te mimar, colega.
- Talvez ele tenha algum fetiche e espere ver nós duas nos pegando um dia. – Sugere Violeta.
Lena ergue uma sobrancelha.
- Garota, essa foi podre.
Violeta concorda.
- É, às vezes eu falo podridão. É como um segundo idioma.
- Cala a boca, Violeta.

***

Que droga de lugar é esse?
Lucas havia pensado, assim que passara pelos portões do Colégio Castro Alves.
Sua maior vontade foi dar meia volta, mas só de pensar na cara que Ana Rosa faria quando o visse voltando... Ele já havia aprendido que o mais sensato era nunca desobedecer as ordens daquela bruxa.
Os alunos daquele escola eram tão... Nada haver.
Nem olharam para a cara dele.
Estavam todos muito ocupados cuidando de suas preciosas vidinhas.
Aquele uniforme também não ajudava: Lucas se sentia estranho com o conjunto preto e cinza, com uma âncora vermelha bordada no peito.
A única pessoa que havia conversado com ele foi a garota que sentava na carteira da frente.
Pelo menos alguém pra bater papo enquanto tivesse que ficar por ali.
No intervalo, ele teve vontade de pular o muro e escapar daquele inferno de tédio, podia cabular as aulas do segundo período, fumar um cigarro, dar uma volta pelo bairro.
Mas então ele a viu.
A garota que passara por ele na rua. A garota da livraria.
E ela o vira também.
Lucas concluiu que talvez aquela escola não fosse tão ruim. Talvez Ana Rosa tivesse razão.
Talvez o colégio fosse uma ótima distração.
O que ele não podia imaginar era que se distrair com Violeta poderia ser um passatempo muito perigoso para um garoto.

***

Violeta saiu sozinha e determinada pelo pátio externo.
Lena a observava de longe.
Violeta queria olhar para Fernando Bragança com ar superior.
Queria vê-lo ficar sem graça com a presença dela.
E assim foi. Ele pareceu querer fugir ao ver que ela se aproximava.
Então você gela só de olhar pra mim?
- Oi. – Disse ela, sorrindo com arrogância.
Violeta estava atrevida hoje.
- Oi. – Disse ele, com uma piscadela.
Violeta ficou desconcertada. Ela havia planejado convidá-lo para ir ao Point Coffe depois da aula, mas não conseguiu. As palavras que saíram da boca dela foram bem diferentes.
- Por que você me olha tanto? – Perguntou, antes que conseguisse se conter.
Sua determinação desabou. Ela estava se sentindo minúscula agora, e tinha certeza de que seu rosto estava ficando vermelho.
Ele não respondeu na hora. Nem a encarou quando falou.
- Eu não fico olhando pra você.
Violeta cruzou os braços, engolindo em seco.
- Ah, fica sim. O tempo todo. Desde o ano passado. Por que me olha tanto, e nunca fala comigo?
Fernando a encarou.
- Eu sou meio distraído. Desculpe se alguma vez fiquei te encarando sem querer. Vou tomar cuidado para não acontecer de novo.
Violeta o olhou, incrédula.
Depois, lentamente, ela sorriu.
Mas foi um sorriso amargo.
Se aproximou dele e sussurrou:
- Você não passa de um grande covarde.
Se afastou dali, decidida, abandonando o pátio externo.
Seu coração havia disparado e o cheiro dele ainda estava nas suas narinas, mas quem se importa? Ela havia vencido.
Só que ela não conseguiu prever no que resultaria sua vontade de brigar como os garotos brigam, amar como os garotos amam, e estar onde os garotos estão... Muito menos o que poderia haver por trás da suposta covardia de Fernando.

CONTINUA

Comentários

  1. *Queixo caindo*
    Eu nunca vou conseguir gostar do Fernando, sériiiiio! Ele é tão sem graça, insuportável. Hahaha. Já o Lucas... Sei lá, a Violeta precisa ficar com ele (e vai ficar, né?).
    Estou amando as mudanças que você está fazendo na história, deixando-as mais próximas de bruxas, incluindo mais detalhes sobre isso. Está incrível ❤️❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

11. Ela não é uma Dama

“Finalmente caiu em si. E foi em queda livre.” (Clarice Freire) Na manhã seguinte, Violeta e Lena saíram juntas para ir ao colégio, como sempre. Mas, como nunca, havia dois garotos parados em frente ao portão. O coração de Violeta ficou alerta ao ver Lucas: o uniforme do Colégio, que sempre lhe parecera tão formal e sério, nele tinha um aspecto descolado e moderno. Talvez fosse a forma como ele estava amarrotado. Ele e Jaime haviam trocado comprimentos, um pouco constrangidos, e esperavam em silêncio pelas meninas. - Seu amor está esperando por você. – Provoca Lena. - Ao menos o “meu amor” não parece um cachorrinho, como o seu Jaime. – Devolve Violeta. - Não. – Concorda Lena, cheia de malícia. - O seu é mais como um lobo selvagem. Lena deu o braço para Jaime e apressou o passo, caminhando na frente para que Violeta e Lucas pudessem conversar com mais privacidade. Lucas a beijou no rosto e pegou a mão dela. - Vamos? - Vamos. Os dois começaram a d

17. Amor Amarrado

“Venha a mim, e fique preso Pelos poderes da Rainha das Encruzilhadas” (Simpatia para amarração de amor) A chuva estava muito forte lá fora, e os sons da tormenta chegavam até o porão. Ana Rosa desceu as escadas, levando apenas uma vela roxa no castiçal. Ela vestia sua capa ritualística preta e estava apreensiva. Poucas coisas eram capazes de assustar Ana Rosa Arabella, mas ela nunca havia tentado aquele ritual sozinha. Se concentrou ao traçar o círculo, cantando rezas quase tão antigas quanto a humanidade. Se sentou fora dele, derramando vinho e tabaco em seu interior. A velha bruxa iria apreciar a oferenda. Não demorou muito e a vela foi apagada por um sopro de vento anormal. Ana Rosa sentiu os pelinhos da nuca se eriçarem quando a visão luminosa da bruxa idosa apareceu, sentada em uma cadeira de balanço e costurando. - Meus velhos ossos doem nessas noites de tempestade. – Gemeu o espírito da bruxa. - Eu lhe trouxe vinho e tabaco, vovó. – Disse Ana Rosa, a

14. Sozinha

“Solidão. Após a queima de fogos, Uma estrela cadente.” (Shiki) O silêncio foi absoluto por alguns segundos. Lena deu uma leve tossida. - Vou ao banheiro. – Murmurou, se afastando. Violeta olhou para as próprias mãos, escondendo as unhas com esmalte descascando com as mangas da jaqueta. Por dentro, Fernando estava trêmulo, mas decidiu continuar firme por fora. - É mesmo verdade? – Insistiu ele. – Você também pensa em mim? – Ela continuou em silêncio. - Não vai me responder? – Perguntou, sentindo o rosto quente. Violeta hesitou, mas por fim o encarou, com os olhos enormes. - O que quer que eu diga? Eu só sei que você fica me encarando com muita insistência desde o ano passado... Se eu não estiver enganada. - Não está enganada. Silêncio novamente. Violeta perdeu a paciência. - Então por que mentiu? – Perguntou, abraçando os próprios braços. – Por que fica me encarando? Fernando demorou um pouco para responder, engolindo em seco. - É complicado... V